Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    29 anos do Código de Defesa do Consumidor: saiba quais foram os avanços trazidos pela legislação

    há 5 anos

    29 anos do Código de Defesa do Consumidor: saiba quais foram os avanços trazidos pela legislação
    Além de garantir direitos, o CDC mudou também a relação de consumo entre cliente, fornecedor e prestadores de serviços
    Qua, 11 Set 2019 18:31:45 -0300

    No Brasil ocorreram muitas mudanças, principalmente, em relação ao consumo de bens e serviços. Isso só foi possível diante da promulgação da Lei nº 8.078/1990, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesta quarta-feira (11/9), o código completa 29 anos de existência. Os avanços trazidos pela lei foram tema da entrevista desta semana da Rádio TJPR.

    A Desembargadora Ivanise Maria Tratz Martins, que integra a 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), ressaltou vários aspectos processuais das relações de consumo, falou sobre a qualidade e segurança dos produtos, responsabilidade contratual, efeitos da garantia e sobre os prazos elencados no CDC. Ela explicou, principalmente, como o consumidor pode buscar os seus direitos, quais são os canais e os órgãos que estão aptos para atender essas demandas.

    A magistrada pontuou, ainda, que houve melhoria da estrutura pública de defesa do consumidor, com a efetiva atuação dos Procons e do próprio Poder Judiciário, que passou a oferecer respostas mais rápidas e efetivas aos reclamos dos consumidores.

    Acesse o podcast.

    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/29-anos-do-codigo-de-defesa-do-consumidor-saiba-quais-foram-os-avancos-trazidos-pela-legislacao/755454534

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)