Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrados acompanham inspeção do CNJ na Penitenciária Feminina de Piraquara

    há 6 anos

    Magistrados acompanham inspeção do CNJ na Penitenciária Feminina de Piraquara

    O intuito foi verificar as condições de saúde e o tratamento destinado às mulheres lactantes e gestantes
    Sex, 20 Abr 2018 17:20:00 -0300

    Localizada em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, a Penitenciária Feminina do Paraná, passou nesta quinta-feira (19/04) por uma inspeção realizada pela Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Andremara dos Santos. Acompanharam a visita os Desembargadores Lenice Bodstein, supervisora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), e Ruy Mugiatti, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Paraná (GMF); os magistrados Marcia Margarete do Rocio Borges, Augusto Gluszczak Junior e Eduardo Lino Fagundes Junior.

    O objetivo foi verificar as condições de saúde e o tratamento destinados às mulheres lactantes ou gestantes reclusas na Penitenciária Feminina do Paraná. Além da conversa com a Diretora do Presídio, Alexandra Quitéria Magagnin, e demais funcionários, a Juíza Auxiliar do CNJ foi averiguar as condições das celas, da alimentação e do espaço reservado às lactantes e bebês. Ela conversou com as presas sobre os tratamentos recebidos na Penitenciária, como o acompanhamento da gravidez (pré-natal e pós-parto), atendimento psicológico e médico e direitos dos bebês (vacinação, assistência médica e registro de nascimento).

    A representante do CNJ requisitou ainda a documentação das crianças e das presas para constar no relatório que será elaborado. Atualmente, a Penitenciária Feminina acolhe sete mulheres lactantes e 10 grávidas.

    Complexo Médico Penal

    Em seguida a magistrada Andremara do Santos (CNJ) visitou o Complexo Médico Penal do Paraná, em Pinhais, onde estão abrigadas as mulheres grávidas prestes a dar à luz. Ela foi recebida pela direção do Complexo, que mostrou a ela as condições da localidade, o número de funcionários e médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da saúde disponíveis para atender a população carcerária.

    A juíza também conferiu as instalações das mulheres que estão à espera do parto. Ela conversou com as seis presas nessas condições e as indagou sobre a situação peculiar de cada uma delas.

    CEVID

    No retorno a Curitiba, a Juíza Auxiliar do CNJ conheceu as instalações da CEVID e a equipe que trabalha no combate à violência doméstica. A supervisora da CEVID, Desembargadora Lencie Bodstein, apresentou alguns dos projetos que já foram desenvolvidos no estado.

    Presidência

    Ao final do dia, foi realizada uma reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, que disse estar atento às atuações do CNJ e parabenizou a iniciativa da Presidência do Conselho. Ele destacou que os magistrados paranaenses estão disponíveis para auxiliar nessas inciativas, exemplificando a crescente atividade e atuação desempenhadas pelo GMF e pela CEVID.

    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrados-acompanham-inspecao-do-cnj-na-penitenciaria-feminina-de-piraquara/570794995

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)