Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Guaratuba é a primeira cidade do litoral a ter o Programa Família Acolhedora

    há 6 anos

    Guaratuba é a primeira cidade do litoral a ter o Programa Família Acolhedora

    O Família Acolhedora não é um programa de adoção e só pode fazer a inscrição quem não esteja no cadastro de adoção
    Qua, 13 Dez 2017 12:32:00 -0200

    Cerca de 24 crianças e adolescentes, de 1 ano e meio a 17 anos, terão agora a oportunidade de sair do abrigo institucional “Casa da Criança e do Adolescente” para se integrar na rotina de uma família.

    O lançamento do programa “Família Acolhedora” aconteceu, em novembro, no salão do Hotel Villa Real, em Guaratuba. A cidade foi a primeira a instituir o projeto no litoral paranaense. Participaram da solenidade de lançamento aproximadamente 150 pessoas entre autoridades e convidados.

    Presença

    Estiveram presentes no evento o prefeito municipal, Roberto Justus; o presidente da Câmara de Vereadores, Mordecai Magalhães de Oliveira; a chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ruth Maria Figueiredo Lima; a secretária municipal de Bem-Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro; a diretora do Fórum de Guaratuba, Juíza Marisa de Freitas; o promotor de Justiça José Júlio de Araújo Cleto Neto; a presidente do Conselho Tutelar, Marinocencia de Freitas, e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cassiana Brito.

    Durante a solenidade a Juíza Marisa de Freitas, diretora do Fórum de Guaratuba, ressaltou que as crianças e os adolescentes acolhidos no abrigo institucional devem ter a oportunidade de conviver em família. “É necessário dar a essas crianças e adolescentes uma visão de família para que tenham um apoio afetivo e moral”, destacou.

    Como participar do Família Acolhedora

    O Programa Família Acolhedora é uma alternativa de proteção às crianças e aos adolescentes que foram temporariamente retirados de sua família de origem.

    A Família Acolhedora tem a guarda provisória (da criança ou do adolescente) e deve garantir que o acolhido encontre um ambiente familiar adequado com cuidados, regras e participação na vida social e comunitária.

    Para participar do programa, as famílias ou as pessoas interessadas devem ter mais de 25 anos. Também não há restrição de gênero e estado civil. É preciso ter uma diferença de 16 anos com a criança e o adolescente a ser acolhido e residir no município de Guaratuba há no mínimo 3 anos. As famílias serão selecionadas mediante estudo psicossocial e critérios da Lei Municipal.

    A Equipe Técnica do Programa, formada por profissionais da Secretaria Municipal do Bem-Estar e Promoção Social, irá acompanhar a família e o acolhido enquanto houver a guarda. A família vai receber subsídio mensal e cesta básica, conforme estipulado pela Lei Municipal.

    O Família Acolhedora não é um programa de adoção e só pode fazer a inscrição quem não esteja no cadastro de adoção. O prazo de acolhimento é de no máximo 12 meses.

    Para participar do Programa Família Acolhedora, entre em contato pelo telefone: (41) 3472-8603.

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: familiaacolhedora@guaratuba.pr.gov.br.

    Com informações da Prefeitura Municipal de Guaratuba.

    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guaratuba-e-a-primeira-cidade-do-litoral-a-ter-o-programa-familia-acolhedora/531621736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)