Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal de Justiça institui Núcleo Socioambiental para promover práticas de gestão ambiental

    há 7 anos

    Tribunal de Justiça institui Núcleo Socioambiental para promover práticas de gestão ambiental

    O objetivo é fomentar iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e econômica
    Seg, 16 Out 2017 12:37:00 -0200

    No fim de setembro, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Renato Braga Bettega, instituiu o Núcleo Socioambiental do TJ-PR (Decreto Judiciário nº 760/2017), em atenção à Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    A criação do Núcleo Socioambiental tem por objetivo fomentar iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de disseminar práticas de gestão administrativa. O Núcleo vai trabalhar em conjunto com a Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal, que já desenvolve atividades no Judiciário desde 2010.

    Conheça a Comissão

    A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço foi nomeada recentemente para atuar como supervisora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TJ-PR.

    Também participam da Comissão a servidora Cibelle Zaia Machado, do Departamento de Patrimônio; Daniele Schneider, do Departamento de Engenharia e Arquitetura; Priscilla Kiyomi Endo, do Departamento de Planejamento; Suzane Lustosa dos Santos, do Departamento de Engenharia e Arquitetura; Vinicius Silva Nass, da Assessoria Jurídica do Gabinete do Secretário; e Vitório Garcia Marini, da Assessoria Jurídica do Órgão Especial.

    Novos projetos

    Dentre os projetos da Comissão está a implantação de ecomultiplicadores, que irão atuar tanto nas unidades jurisdicionais quanto nas áreas administrativas do Tribunal.

    A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço destaca que os ecomultiplicadores deverão auxiliar em todas as demandas ambientais, desde a concretização dos projetos até a fiscalização dos procedimentos. “Estamos buscando congregar esforços para a realização dos trabalhos da Comissão. Gostaria de contar com a participação de todas as Comarcas e de todos os servidores para que haja engajamento nas atividades.”

    O projeto dos ecomultiplicadores já está em análise e deve ser aprovado pelo Presidente do Tribunal ainda em outubro.

    Objetivos da Comissão Permanente de Gestão Ambiental

    A gestão ambiental é uma das preocupações do Judiciário Paranaense. As ações da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TJ-PR estão voltadas para o estímulo de atitudes e procedimentos que levem ao uso consciente dos recursos naturais e dos bens públicos.

    O intuito é reduzir os impactos ambientais e, para isso, serão desenvolvidas várias campanhas de conscientização.

    Outro desafio será promover práticas ecoeficientes no ambiente de trabalho, com a finalidade de adequar o gasto público ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos.

    Resultados

    Na última quarta-feira (11/10), a Comissão Permanente de Gestão Ambiental apresentou o relatório das atividades efetuadas para o Presidente do TJ/PR.

    No mês de junho, por exemplo, foi realizado o 1º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável, voltado à conscientização e educação ambiental. Ainda, tendo em vista o incentivo às práticas socioambientais foram divulgados vídeos sobre a temática socioambiental na intranet do Tribunal.

    Em parceria com a Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE), a Comissão promoveu também um Curso de Sensibilização Socioambiental, que foi disponibilizado para os servidores de todo o Estado via EAD (ensino à distância).

    O Presidente salientou que é uma preocupação do Poder Judiciário a gestão sustentável. “Devemos atuar fortemente na conscientização, implementar ações que garantam práticas sustentáveis e avançar nesse sentido.”

    Contato

    Para enviar sugestões e tirar dúvidas sobre questões ambientais, basta encaminhar email para ambiental@tjpr.jus.br.

    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-institui-nucleo-socioambiental-para-promover-praticas-de-gestao-ambiental/511587305

    Informações relacionadas

    Cardoso Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Entendendo o instituto da ausência

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 9 anos

    Presidente do TJPR empossa novos servidores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)