Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-PR esclarece sobre competência especializada das Varas de Execuções Fiscais Municipais de Curitiba

    há 7 anos

    TJ-PR esclarece sobre competência especializada das Varas de Execuções Fiscais Municipais de Curitiba


    Qui, 09 Mar 2017 17:04:00 -0300

    O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Renato Braga Bettega, publicou nesta terça-feira (7/3) a Nota Interpretativa n.º 1/2017. Ela trata da solução do conflito de competência relacionado ao ingresso de execuções fiscais do Município de Guaratuba na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Foro Central.

    A questão foi levantada pelo Juiz de Direito da 21.ª Vara Cível de Curitiba, Rogerio de Assis, após constatar que os juízes das Varas de Executivo Fiscal da capital estavam declinando da competência para julgar ações ajuizadas pela Fazenda Pública de Guaratuba. Esses magistrados sustentavam, com base no artigo 133 § 2º da Resolução 93/2013 do Órgão Especial, que a sua competência seria para processar os executivos fiscais do Município de Curitiba e Autarquias. Assim, eles remetiam os autos de execução para as Varas Cíveis.

    Conforme a nota interpretativa, “no Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba prevalece a competência especializada das Varas de Execuções Fiscais Municipais para processar e julgar os executivos fiscais ajuizados pelo Município de Curitiba e por outros Municípios, assim como os respectivos embargos opostos, e a competência das Varas de Execuções Fiscais Estaduais para processar e julgar os executivos fiscais ou embargo opostos por outros Estados”.


    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-pr-esclarece-sobre-competencia-especializada-das-varas-de-execucoes-fiscais-municipais-de-curitiba/437012220

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 6 anos

    2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba será transferida para novo endereço

    Waneska Leticia Sarmento, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Matriz não responde por débito de filial

    Petição - Ação Irpj/Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 7 anos

    Fórum da Falência, Recuperação Judicial e Execução Fiscal muda de endereço

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)