Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarcas preparam processos para o Mutirão Carcerário

    há 14 anos

    Inquéritos e processos de presos provisórios e condenados serão reexaminados no Mutirão Carcerário, que começa no próximo dia 22 pelas comarcas de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. O trabalho vai definir a manutenção ou não das prisões, além da possível concessão de benefícios da Lei de Execucoes Penais. A solenidade de abertura está marcada para o dia seguinte (23), às 20 horas, no plenário do Tribunal de Justiça, na Capital, com as presenças dos ministros Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, e Gílson Dipp, corregedor nacional da Justiça.

    O TJ orientou às comarcas para que os processos estejam devidamente instruídos e separados pelas escrivanias. Inquéritos e processos de réus presos, provisórios e sob execução penal deverão ser instruídos com informações de antecedentes criminais e, em caso de execução de pena, certidão/atestado de conduta carcerária emitido pela autoridade responsável e relatório/extrato de liquidação de pena. Os processos da área da Infância e Juventude com adolescente internado deverão ser encaminhados com informações de registros processuais.

    Pelo cronograma, os processos criminais de réus presos e processos de adolescente sob medida de internação em andamento perante os juízos convocados para a primeira semana do Mutirão Carcerário deverão estar devidamente separados e preparados no dia 18, com termo de remessa ao Projeto Mutirão Carcerário. A coleta e transporte dos processos ao local dos trabalhos serão realizados nos dias 18 e 19. Para a segunda semana, os processos deverão estar separados e preparados até o dia 25. A coleta e transporte dos processos ao local dos trabalhos acontecem nos dias 25 e 26.

    Prazos

    Processos de réu preso e processos de adolescente sob medida de internação em andamento, a serem separados para o mutirão carcerário, não deverão ter os prazos em curso interrompidos. Os feitos nessas condições deverão ser relacionados (em certidão da escrivania, informando o número de autos, a data da prisão, a situação processual e o delito imputado), nos mesmos moldes dos processos com audiência marcada para menos de trinta dias, e, oportunamente, serão remetidos para o Mutirão Carcerário.

    • Publicações7531
    • Seguidores1174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarcas-preparam-processos-para-o-mutirao-carcerario/2086489

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)